A foto dos Balões



Muita gente me pergunta a respeito do conceito dessa foto, e ela é o resultado da releitura fotográfica de um desenho lindo que o artista e tatuador, Marcelo Viana (@artdote), fez durante o inktober* de 2017. Essa ilustração foi feita para falar sobre depressão, e penso que não foi a toa que me identifiquei imediatamente assim que bati o olho. Na ideia original,  a personagem está no chão, e com o rosto voltado para baixo. Mas como mencionei, isso foi uma releitura, então me senti livre (com o consentimento do artista, claro) para alterar detalhes do contexto, de uma forma que a imagem conversaria melhor comigo.



Minha primeira alteração foi o rosto voltado para frente, pois achei que a expressão corporal do desenho indicava uma sensação de derrota pela doença, e eu perpendicularmente, sou o tipo de pessoa que levanta não importando quantas rasteiras tome da minha própria mente. A segunda alteração foi trocar o chão pelas nuvens, para trazer um conceito sonhador na imagem, significando a fantasia e a leveza da criatividade. A combinação desses elementos passa a mensagem da arte como uma ponte de cura para esse tempo ruim.



Os balões, como pode ser observado no time-lapse, não estão flutuando com a magia do poderoso (e caro) gás hélio, mas sim,  pendurados em fios de nylon colados com fita crepe no topo, truque que uso na maioria dos pequenos objetos voadores das minhas obras para evitar de ter que recortar meus dedos na pós produção. Também poderia ter grudado os barbantes vermelhos sem balões, e usado somente um, fotografado diversas vezes, porque a sombra de muitos balões acabou atrapalhando a composição final... Mas é errando que se aprende, trouxe esse exemplo justamente porque foi extremamente trabalhoso e não saiu perfeito. Moral dessa historia: Não deixe de criar, e de sentir orgulho do que foi criado porque você não atingiu alguns objetivos, ou porque deu mais trabalho do que vocês esperava. Feito é melhor que perfeito!  Adi K.



12 visualizações

Autotelic Lab
Endereço: Av. Comendador Thomás Fortunato, 2000 | Americana / SP

CNPJ: 17.627.070/0001-77

Email: oi@autoteliclab.com

Telefone: (19) 3465-4232
 

 

@2020 Autotelic Lab | Adi Korndorfer | Mariana Montrazi

  • Pinterest
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook