• Autotelic Lab

A psicologia das Cores




Quando usada corretamente, a cor pode alterar o humor da imagem ou afetar a história. Também pode atrair os olhos dos espectadores para um elemento focal. Na imagem abaixo, as cores digitais são usadas efetivamente para focar sua atenção no tubo. E a paleta de cores controlada também ajuda a manter a imagem calma.


A cor exerce ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir: 


• A cor é vista: impressiona a retina. 

• A cor é sentida: provoca emoção. 

• A cor é construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de símbolo, podendo assim, construir uma linguagem que comunica uma ideia, que pode ser de leveza, alegria, sobriedade, etc.


Muitas pessoas pensam que as cores têm tudo a ver com relações harmoniosas. Mas a saturação e o valor são igualmente importantes, se não mais. Sem uma compreensão clara, nenhum esquema de cores o ajudará. Saturação é sobre intensidade e valor sobre Brilho/Escuridão.

Com 20% de saturação, o vermelho se transforma em um rosa carnudo. E com um valor de 20%, o vermelho se torna um marrom escuro e lamacento. De fato, apenas usando a cor vermelha como ponto de partida, você pode criar essas tonalidades simplesmente alterando a saturação e a luminosidade:"Sim, mas por que isso é importante?" Porque a saturação e o valor podem criar ou quebrar sua imagem.


Ao forçar cores saturadas fortes no visualizador, você não dá a eles onde os olhos descansem. Assim como você nunca fica totalmente em descanso, você nunca deve ficar totalmente saturado. Aqui está um nível muito melhor:

Não quer dizer que a saturação seja ruim. De fato, pode ser excelente quando usado com moderação:

Nesta imagem, uma única nota de saturação do vermelho ajuda a guiar seus olhos pela cena, fazer isso o torna o elemento focal de toda a imagem:

E nesta imagem, a saturação é usada para fazer Jesus parecer poderoso entre um grupo de espectadores dessaturados.

A saturação pode até alterar seu humor. No início de UP, da Pixar, as cores são vibrantes e vivas para significar sua vida alegre. Mas quando ocorre uma tragédia, as cores são imediatamente dessaturadas. Este simples toque de dessaturação faz com que o espectador sinta a dor e a solidão dos personagens. 

Resumindo Saturação e Luminosidade:


.Use a saturação para guiar o olhar

.Use para reforçar a narrativa

.Use para mudar o clima

.Use para atrair atenção para alguma coisa

. Não exagere

7 visualizações

Autotelic Lab
Endereço: Av. Comendador Thomás Fortunato, 2000 | Americana / SP

CNPJ: 17.627.070/0001-77

Email: oi@autoteliclab.com

Telefone: (19) 3465-4232
 

 

@2020 Autotelic Lab | Adi Korndorfer | Mariana Montrazi

  • Pinterest
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook