• Autotelic Lab

Combinações de Cores

Atualizado: Jun 2


Para obter um visual agradável, efetivo, precisa-se combinar as cores de uma forma harmoniosa. Não existe dogmas sobre isso, tudo depende da finalidade que você pretende atingir. Mas existem combinações eficientes que podem te ajudar na escolha certa.


1. Monocromático




Este é o mais fácil de lembrar, porque é apenas uma cor. Devido à ausência de outras cores, o visualizador fica focado nos diferentes valores e saturação. Tornando-o excelente para fotos com um único tema ou cenas atmosféricas dramáticas:



2. Análogas





As harmonias análogas usam cores adjacentes na roda de cores. É frequentemente visto na natureza, tornando-o ótimo para criar um clima calmo, confortável e pacífico:






3. Tríadi





Este é provavelmente um dos mais difíceis de conseguir. São três cores igualmente distantes uma da outra. É difícil de fazer, porque se usado em quantidades iguais, pode ficar caótico. 







É melhor usado para cenas em estilo cartoon, pois as cores podem parecer quase infantis:


4. Complementares



Este é definitivamente o mais popular: cores nos lados opostos da roda. Eles naturalmente vão bem juntos. Um equívoco comum é usar quantidades iguais de cada um, o ideal é escolher uma cor como a predominante (geralmente a mais fria) e usar a outra para criar respingos de interesse:






Cores complementares se acentuam. Isso significa que um verde opaco contra um fundo vermelho ficará subitamente mais saturado. Portanto, tenha cuidado com a saturação.

5. Complementárias Duplas



Dois pares de cores complementares, não importa onde esteja a roda cromática. Você precisa ter cuidado com essa harmonização, pois usar quantidades iguais dos quatro sobrecarrega a imagem. Fica muito melhor quando o primeiro plano é um par e o segundo plano é outro. Misturar os pares pode ser complicado.







Faça uso das harmonias de cores para criar combinações agradáveis:

  1. Monocromático: uma cor

  2. Análoga: cores adjacentes

  3. Tríade: Cores igualmente distantes

  4. Complementares: Cores opostas

  5. Complementarias duplas: Dois pares de cores opostas

7 visualizações

Autotelic Lab
Endereço: Av. Comendador Thomás Fortunato, 2000 | Americana / SP

CNPJ: 17.627.070/0001-77

Email: oi@autoteliclab.com

Telefone: (19) 3465-4232
 

 

@2020 Autotelic Lab | Adi Korndorfer | Mariana Montrazi

  • Pinterest
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook