• Autotelic Lab

Dicas de Luz Dura


A luz dura tem como característica gerar uma sombra com contorno nítido no assunto fotografado, onde a passagem de luz para sombra é mais brusca, ou seja, gera um alto contraste. O sol do meio-dia é um perfeito exemplo de luz dura.


A luz dura é uma forte fonte de luz que pode ser criada com um feixe direto de iluminação, ou da luz solar. Esse tipo de iluminação cria sombras e linhas duras. Você pode usá-lo para chamar a atenção em qualquer lugar do quadro, especialmente no assunto. Também pode criar silhuetas e destaques.



Dicas:


1- Mantenha a luz o mais uniforme possível para evitar sombras não desejadas, como abaixo dos olhos, criando aquele efeito caveiroso. Ou o nariz projetando sombra em cima da bochecha. Posicione o objeto diretamente para a fonte de luz, ou use um rebatedor para compensar a sombra.


2- Você pode aproveitar a sombra para criar lindas texturas, a imaginação não tem limites aqui. Tecidos de renda, folhas de alguma planta, a persiana de uma janela, as próprias mãos e até mesmo um escorredor de macarrão pode ser uma forma de criar sombrar interessantes.


3- Usar a luz para rebater através de um prisma também pode ser uma brincadeira legal nesse tipo de iluminação. Você pode experimentar efeitos parecidos utilizando uma garrafinha d’água, o corpo de uma caneta bic cristal, um pedaço de plastico transparente…

4- Essa luz pode ser evitada facilmente com o uso de difusores/tecidos, e qualquer coisa para aparar o sol, como uma sombrinha, ou alguém segurando um pedaço de papelão acima da cabeça do retratado, entre a fonte de luz e o objeto. 


5- Outra possibilidade, é se afastar da fonte de luz, ou colocar seu modelo contra uma parede criando um espaço de sombra sem recortes de sol.


6- Sempre que estiver fotografando na luz dura, meça a luz na pele ou na parte mais clara da imagem, subexponha 1 ou 2 pontos até que a parte clara não esteja mas estourada.


7- Fotografe em modo raw, para ter a possibilidade de recuperar as informações que estão nas sombras da imagens.



10 visualizações

Autotelic Lab
Endereço: Av. Comendador Thomás Fortunato, 2000 | Americana / SP

CNPJ: 17.627.070/0001-77

Email: oi@autoteliclab.com

Telefone: (19) 3465-4232
 

 

@2020 Autotelic Lab | Adi Korndorfer | Mariana Montrazi

  • Pinterest
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook