- Autotelic Lab
Enquadramento & Desenquadramento

Uma fotografia pode ser tecnicamente perfeita, mas, a menos que os elementos estejam bem organizados, o resultado será estático e poderá não ter impacto. As regras de composição podem ajudá-lo a organizar os elementos no quadro de maneira mais coesa e artística. Essas mesmas regras geralmente se aplicam à pintura, desenho, cinema e fotografia.

O objetivo da composição é direcionar os olhos do espectador ou orientá-los a olhar para onde você deseja. Uma foto bem composta deve manter o espectador interessado, idealmente, mantendo os olhos se movendo ao redor da moldura. Há outro propósito importante: a composição da sua fotografia deve apoiar o seu objetivo para a foto, seja para criar um clima, gerar uma emoção ou enfatizar a beleza.

O mundo dentro do enquadramento é tudo que existe para quem vai ver suas imagens. Para permitir que
essas fotos se comuniquem com o máximo de pessoas possível, você precisa estar atento. Ao apertar o disparador tenha em mente:

Estou capturando-a de maneira que comunica isso mais claramente?
Coloquei cada elemento necessário dentro do enquadramento? Está tudo lá?
As pessoas irão sentir o que quero que sintam (ou se perguntaram o que deveriam estar vendo?)

Olhe sempre pelo visor da sua câmera, tenha consciência das distorções da lente, e perceba com cuidado as distrações em volta do quadro, ou linhas que não estão tão paralelas como o olho viu, reparando em como es elementos interagem.

A opção de enquadrar horizontalmente e verticalmente também influenciam na narrativa. Uma imagem vertical atraem o olho para cima e para baixo, para linhas altas (prédios, pessoas em pé). o Enquadramento horizontal atrai a atenção da direita para esquerda, e geralmente é mais forte como forma de contar historias.
Tão importante quanto o “como enquadrar” é o que deixar de fora do enquadramento. A exclusão é uma ferramenta poderosa para aumentar o impacto da imagem. Com uma lente fechada como a 200mm, se movendo para direita ou esquerda, mudando a abertura focal para borrar o fundo, sempre temos uma maneira de cortar elementos do quadro.

Se concentre na historia que deseja contar e remova cada elemento que não contribua para essa visão. As linhas que levam ao ponto de interesse, as cores funcionam ou não juntas… Tire as distrações até que remova o item pelo qual sua narrativa falha, e a historia desaparece. Reponha esse item e terá a forma mais elegante de contar sua narrativa

Fotos de exemplo: Steve McCurry
Instagram: @stevemccurryofficial