Tente outra vez...





Quem acompanha meu trabalho a mais tempo, sabe que em 2016 fiz um projeto autoral de 366 autorretratos com inspiração surrealista, um por dia. E até hoje me abordam frequentemente com o questionamento de como conseguir se manter em um longo período de produção, sem perder a criatividade, ou sem desanimar. A resposta costuma ser um "não faço ideia! (seguido de risos nervosos)" Mas no fundo eu sei, de coração, que a unica maneira de fazer um longo projeto, é não desistir.


Porém quando digo isso, não me refiro a ir até o final sem abandonar um projeto, mas sim, a não parar de tentar novamente até conseguir chegar nos seus objetivos.

Antes do 366, tentei por três vezes concluir um "52 weeks", um projeto que consiste em produzir uma foto por semana, com temas livres ou seguindo o desafio de alguém. Testei das duas formas, e em nenhum consegui passar na oitava semana. Faltava criatividade? Certamente não.

A questão é que, quando trabalhamos a criatividade não podemos esperar por esse momento de inspiração sem fazer nada, precisamos seguir criando, testando, evoluindo nossa arte até tudo engrenar perfeitamente. Deixar que a frustração de não terminar, conduza nossos pensamentos para a conclusão que nunca conseguiríamos, é matar uma oportunidade de criação que poderia se tornar algo único.

Não importa qual seja sua meta, se é criar uma série harmoniosa, se é montar uma exposição ou fazer um projeto continuo. Não deixe que as falhas durante o caminho impeçam novas tentativas! É dentro de cada uma dessas falhas que mora o ensinamento que vai te levar a criar algo ainda melhor ali na frente. Os erros são preciosos ensinamentos, e quando abraçamos essas lições com carinho ganhamos um arsenal de ferramentas para criar muito mais.

Nunca faltará criatividade se você se mantiver criando, e é esse aprendizado que dá animo,  para eventualmente, ir até o final de um longo projeto. Aproveite a jornada!


10 visualizações

Autotelic Lab
Endereço: Av. Comendador Thomás Fortunato, 2000 | Americana / SP

CNPJ: 17.627.070/0001-77

Email: oi@autoteliclab.com

Telefone: (19) 3465-4232
 

 

@2020 Autotelic Lab | Adi Korndorfer | Mariana Montrazi

  • Pinterest
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook